domingo, 31 de julho de 2011

Filme com cenas de abuso sexual é censurado no Brasil

A Serbian Film - Terror Sem Limites, longa-metragem de Srdjan Spasojevic censurado no Rio de Janeiro desde sexta-feira (22), está temporariamente suspenso no restante do país.

Agora, o entrave com o filme, que mostra um ator pornô caindo na armadilha de um grupo perverso, ocorre na Classificação Indicativa do Ministério da Justiça. Sob análise há exato um mês, o órgão deveria ter se posicionado em, no máximo, duas semanas, segundo o que está previsto na legislação. Há uma semana, Raffaele Petrini, distribuidor de A Serbian Film - Terror Sem Limites aqui no Brasil, revelou que havia um processo que travou a classificação do filme que, assim como outras produções do gênero terror, contém violência explícita e abuso sexual.

Antes da exibição no RioFan, a reportagem ligou por três semanas para saber sobre a classificação. Quando é urgente, demora no máximo 48 horas, mas neste caso ninguém respondia. Foi quando afirmaram que havia um processo para averiguar "se nenhuma criança foi machucada nas gravações”.

Desde que a polêmica iniciou, Petrini afirmou a diversos veículos da imprensa que nenhuma criança participou de cenas fortes. Segundo o distribuidor, nas sequências mais duras foram utilizados ou um robô ou um manequim. Petrini diz que divulgará em breve o making of da produção no site da distribuidora para provar o argumento.

Cena do polêmico filme
Parte do conteúdo do processo que travou a Classificação Indicativa do filme e, por consequência, suspendeu temporariamente a sua exibição no Brasil, foi revelado nesta sexta-feira (29) pelo diário carioca O Globo.

Segundo o jornal, o Ministério da Justiça brecou os trâmites da classificação após um pedido do procurador Fernando Martins, de Minas Gerais, protocolado em 22 de julho. Nele, Martins lista 19 razões para justificar a censura do filme no Brasil, entre elas “que o referido filme contém até mesmo cenas em que se simulam atos sexuais com criança e com recém-nascido”. Com o processo, a liberação ou a proibição dependerá da Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça, que vai comentar as acusações de pedofilia atribuída ao filme.

A única cópia em 35mm no Brasil foi apreendida pela Justiça na última sexta-feira após uma ação impetrada pelo diretório carioca do partido DEM. No texto, acusa-se A Serbian Film - Terror Sem Limites de fazer apologia à pedofilia. A reportagem assistiu ao filme e defende que o longa de maneira alguma faz propaganda à perversão, mas sim mostra o horror de tais atos, proporcionando ainda uma leitura a respeito dos limites da crueldade humana, especialmente na Sérvia, país que presenciou atrocidades nas últimas duas décadas.

Com o entrave na Classificação Indicativa, não há confirmação a respeito da data de estreia, remarcada para 26 de agosto. Internautas comentam em fóruns e mídias sociais que já assistiram ou assistirão o filme por download na internet.

Entidades como a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), a Associação dos Roteiristas (AR), a Associação Brasileira dos Documentaristas (ABD), o Congresso Brasileiro de Cinema (CBC) e o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) se posicionaram ou contra o veto à primeira exibição ou à censura no Rio de Janeiro.

0 cinéfilos comentaram: