sábado, 6 de agosto de 2011

Crítica - 'Os Smurfs'

Os Smurfs - O Filme

Como os Smurfs foram criados nos anos 50 e viraram sucesso mundial no início dos anos 80, muitos jovens e crianças atualmente não sabem o que representaram esses personagens para uma geração. Mesmo com as crianças não sabendo quem eram, pareciam estar ansiosas no cinema para conferir o primeiro longa dos personagens criados em 1952 pelo artista belga Peyo. Aqui vai um trecho resumidíssimo de quem são eles:

Os Smurfs são criaturas que se assemelham à duendes, são azuis e têm a altura de 3 maçãs. Além disso, vivem em cogumelos em uma aldeia escondida dentro da floresta, em um mundo paralelo. Cada um deles tem seu nome de acordo com a sua personalidade e vivem cantando e trabalhando felizes, até que o terrível mago Gargamel e seu gato Cruel atacam as criaturinhas.


Logo no começo do filme, para os que ainda não os conhecem, o Smurf Narrador começa apresentando a pequena vila e os anãozinhos azuis. Papai Smurf é o líder e pai dos habitantes dali, onde apenas uma fêmea residente, Smurfete, ganha um carinho dobrado de todos. Após mais uma bagunça feita pelo Smurf Desastrado, eles irão atravessar um portal que os levará até um outro mundo, neste caso, Nova York. Depois de uma série de confusões pela cidade, o Smurf Desastrado vai parar na casa de um casal, onde seus amigos (Papai Smurf, Smurfete, Gênio, Arrojado e Ranzinza) vão atrás dele e eles são obrigados a se apresentar ao Patrick (Neil Patrick Harris) e a Grace (Jayma Mays, da série "Glee"), que os adotam até que consigam voltar pra casa..

O gato Cruel é um personagem interessantíssimo! Ele ri, grita, briga... sem dizer uma palavra sequer. O responsável pelos seus movimentos, abusou de efeitos que criaram uma linguagem corporal divertidíssima, e deu certo! Conseguiu arrancar altas gargalhas das crianças na sala do cinema. Destaque para a hora em que vomita bolas de pelo. Seu dono, o vilão Gargamel (Hank Azaria), também consegue arrancar várias risadas durante o filme.


Os Smurfs” tira proveito da mescla entre as filmagens e a computação gráfica, que é muito bem feita: enfim dá para “acreditar” que eles estão ali, contracenando com o atores.

A verdade é que “Os Smurfs” é um típico filme infantil, que fala sobre a valorização da família, amizade, momentos de dificuldades e reforça que o bem sempre vence o mal. Uma fórmula pra lá de utilizada, mas que é sempre bem-vinda para uma geração que não possui muitos filmes que enalteçam estes valores.

E para finalizar, este é um daqueles filmes, que os pais levarão seus filhos, a fim de introduzi-los aos seus heróis de infância. Será um bom momento para os smurfãs, degustar com seus smurfilhos. E tenham certeza que sairão do cinema cantando la la la la la la...

Confira o trailer do filme:

0 cinéfilos comentaram: