domingo, 7 de agosto de 2011

A Serbian Film ganha classificação indicativa


Novo capítulo na novela envolvendo a exibição de A Serbian Film - Terror Sem Limites nos cinemas brasileiros. O Ministério da Justiça divulgou hoje, 5 de agosto, a classificação indicativa do longa-metragem: não recomendado para menores de 18 anos, por conter sexo, pedofilia, violência e crueldade.

A análise para concessão da classificação havia sido suspensa após pedido da Procuradoria da República do Estado de Minas Gerais, o que fez com que o filme fosse, na prática, proibido em todo o país. As salas de cinema costumam usar a classificação indicativa quando exibem longa-metragens, de forma a orientar o público e evitar o recebimento de multas. Ou seja, sem classificação, sem salas de exibição.

Um parecer elaborado pela Consultoria Jurídica determinou que o Ministério da Justiça tinha por obrigação classificar indicativamente as obras cinematográficas apresentadas. "Por se tratar de caráter meramente informativo, a classificação indicativa não se traduz em autorização ou permissão para a exibição do filme", diz o documento. A Consultoria ainda ressaltou que uma proibição da exibição apenas pode acontecer através de decisão judicial.

Com a definição, A Serbian Film - Terror Sem Limites já pode ser lançado comercialmente em território brasileiro - com exceção do Rio de Janeiro, onde a liminar expedida pela juíza Katerine Jatahy Nygaard, da 1ª Vara da Infância, segue em vigor. A intenção da Petrini Filmes, distribuidora do longa-metragem no Brasil, é que ele estreie em 26 de agosto.

0 cinéfilos comentaram: